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Categoria: Marketing Digital

Veja como guiar seu cliente por todas as etapas do funil de vendas

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 4min
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As etapas do funil de vendas As etapas do funil de vendas As etapas do funil de vendas

A estratégia de inbound marketing de sua marca nunca atinge os resultados que você espera? É bem provável que o problema esteja na falta de relação entre o seu marketing digital e o estágio do funil de vendas em que o cliente se encontra.

Quando fazemos uma estratégia de inbound marketing, temos que considerar em qual estágio do funil de vendas o cliente (ou possível cliente) se encontra, para assim encaminharmos a ele o conteúdo adequado, que realmente traga resultados e faça com que ele se envolva cada vez mais.

Fique conosco para entender como conduzir o seu público de interesse por todas as etapas do funil de vendas.

O que é funil de vendas?


O funil de vendas é uma ferramenta estratégica do marketing digital que reflete a jornada de compra do cliente, sendo este o seu suporte. É muito simples entendê-lo: basta se colocar na situação enquanto lê este artigo.

Quando você deseja comprar um produto ou um serviço, qual é a primeira coisa que você faz?

Compra logo o produto, sem pesquisar?

É bem provável que não, certo?

Você, assim como a maioria da população, realiza uma pesquisa, buscando respostas para suas dúvidas de modo a tomar uma decisão segura. Essa, então, é uma jornada de compra a se seguir.

Entenda, no entanto, que o funil de vendas é um pouco mais complexo do que isso, pois envolve um conjunto de etapas que são como gatilhos para fazer a persona seguir um fluxo já criado pela marca.

Ele, por sua vez, pode ser resumido pela seguinte sequência:

  1. Visitantes
  2. Leads
  3. Oportunidades
  4. Vendas


Jornada de compra

A jornada de compra e as etapas do funil de vendas precisam estar devidamente harmonizadas para que o potencial cliente percorra o caminho traçado. Mas fica a pergunta: como conduzi-lo por este trajeto?

A jornada de compra é composta por quatro etapas, sendo estas:

1. Descoberta (visitante)

Nessa fase, a pessoa não sabe muito bem que tem um problema que precisa de uma solução. Aqui, deve-se despertar a pessoa ou marca para que perceba que tem um problema que precisa ser resolvido — e um conteúdo em formato de blog é extremamente adequado nesse caso.

Uma marca pode até ir bem, mas será que ela não precisa de algo para conquistar os seus objetivos de forma mais rápida?

Marketing digital?

Automação comercial?

Desenvolvendo um material sobre tais assuntos, estamos despertando a atenção do visitante para que ele se atente a suas próprias dificuldades, pois talvez exista uma solução para que a sua marca cresça ainda mais.

2. Esclarecimento do problema (leads)

Após a descoberta do problema, a pessoa busca maior esclarecimento.
Assim, ela passa a fazer uma pesquisa, buscando, por exemplo, textos, vídeos e outros conteúdos que a façam ter o máximo de certeza que está enfrentando uma situação que precisa de solução.

3. Solução (oportunidade)

Nessa fase, o cliente sabe que precisa de uma solução e já até considerou algumas para resolver o problema. Aqui, deve-se criar um senso de urgência para que ele se empenhe em resolver a situação que está enfrentando.

Uma forma de se fazer isso, entre tantas, é utilizando frases de efeito em textos, do tipo:

“E então, vai ficar parado, vendo a concorrência se destacar no mercado? A empresa que não adotar a automação comercial poderá ficar para trás!”.

É interessante lembrar que estes textos devem ser mais elaborados do que os encontrados no topo do funil.

4. Decisão de compra (venda)

Aqui, a pessoa tem certeza que não há outro caminho para resolver o seu problema: é necessário adotar uma das opções disponíveis. Assim, é importante que a sua marca aproveite essa etapa para destacar os diferenciais de seu produto ou serviço, fazendo com que a pessoa seja, finalmente, fisgada.

Para conduzir o cliente pelas etapas do funil de vendas, é importante adotar boas estratégias, como a publicação de conteúdos relevantes e atrativos em blogs, sites, redes sociais e o envio de e-mail marketing.

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incassável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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