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Categoria: Design Marketing

Saiba como criar uma persona e melhore a sua estratégia de comunicação

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 4 min
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Para fazer uma campanha de marketing, saber qual é o seu público de interesse é a primeira necessidade. Entretanto, apenas isso não será o suficiente para o desenvolvimento de estratégias digitais realmente assertivas. É primordial saber como criar uma "persona".

É importante entender que o seu público de interesse é uma generalização da parcela da sociedade que consome os produtos ou serviços do seu negócio. Basicamente, um conjunto frio de dados demográficos. Já a persona, por outro lado, é uma representação personalizada do seu cliente ideal.

No meio digital, onde há muito ruído, sua voz só será ouvida se ela conversar com o cliente. Ou seja, quanto mais próximo dos interesses reais dele você chegar, mais efetivas serão suas estratégias. Quer saber mais sobre como criar uma persona e usá-la em sua estratégia? Veja...

1.Construção da persona: no geral o que contemplar?

Embora tenhamos dito que só o público de interesse não basta, é importante considerá-lo para embasar a construção da persona. As referências levantadas no seu estudo de mercado vão criar a base, mas são necessários mais detalhes para alcançar a personalização requerida.

Além de dados demográficos e estatísticos, como idade, gênero, faixa etária, profissão, faixa salarial etc., você vai precisar conhecer hábitos de consumo e aquisição de informação dos potenciais clientes e também seus objetivos e problemas.

Informações pessoais mais aprofundadas, como estilo, gostos e rotina, ajudam a criar uma representação cada vez mais precisa e eficiente do consumidor ideal. Essas informações farão, por um lado, sua persona ser mais próxima do cliente real e, por outro, sua mensagem se sobressair em meio às concorrentes.

2.Como adquirir os dados?

Uma dúvida comum quando se começa a procurar como criar uma persona é: de que modo obter os dados para construí-la? Como já falamos, o estudo de mercado é um bom começo, mas ele não contém todas as informações. Para isso, serão usadas fontes adicionais.

Caso a sua seja uma empresa nova, o ideal é você pensar "quem você quer atrair". Que tipo de cliente você almeja? Pode funcionar bem imaginar o seu produto ou serviço sendo vendido para quem você conhece, transformar essa pessoa em sua persona e trabalhar a partir daí.

Conforme o negócio for adquirindo clientes, é possível aplicar pesquisas de aquisição de produtos e até mesmo questionários ou entrevistas diretas. Essas últimas dicas também são válidas para empresas já em funcionamento: o empreendedor sempre deve perguntar ao cliente o que não souber. Além disso as redes sociais fornecem uma grande quantidade de dados para conhecer a persona.

3.Perguntas relevantes

Saber o que você precisa para construir a representação vai lhe ajudar a não desperdiçar tempo e recursos procurando por respostas que não serão relevantes. Dito isso, apresentamos, a seguir, algumas perguntas que trarão boas respostas. Acompanhe!

  • Quem é a persona?
    Aqui, entram os dados demográficos e estatísticos citados acima. Mas uma pessoa, assim como uma persona, não é definida apenas pelos seus dados. O que ela sonha em conquistar também deve ser respondido.

  • Quais são os seus problemas?
    Todos temos problemas, e, para a criação da persona, você deve entender quais são os obstáculos que ela pode enfrentar, mesmo que não sejam diretamente ligados ao seu produto ou serviço. Além disso, é importante entender como o que você oferece pode ajudar o cliente ideal a resolver um problema específico.

  • Como é o seu mundo?
    Agora, chega a parte que realmente diferencia as definições de persona e de público de interesse. Qual é a rotina do cliente? Qual é o seu estilo e quais são seus interesses? Como ele pensa ou age? Que imagens fazem parte de seu cotidiano? Essas informações ajudam a criar uma estratégia empática para criar uma persona focada em conquistar o consumidor.

Agora que você entende como criar uma persona é importante, continue aprimorando as personas, para que elas reflitam o público de interesse no momento atual. Além disso, mesmo que os produtos e serviços que sua empresa oferece sejam variados, mantenha o número de personas em no máximo três, para não perder o foco.

A criação de uma persona não é um processo fácil, mesmo com todas as informações. Por isso, preparamos um modelo gratuito para você baixar agora mesmo. Temos certeza de que ele vai ajudar nessa empreitada!

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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