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Categoria: Design

Redesign de marca: 3 sinais de que sua marca não é atemporal

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 5min
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Redesign de marca: 3 sinais de que sua marca não é atemporal Redesign de marca: 3 sinais de que sua marca não é atemporal Redesign de marca: 3 sinais de que sua marca não é atemporal

Os mercados estão sempre em fluxo, assim como os valores e gostos dos consumidores. Então, se uma marca não se renova, há uma grande chance de que ela comece a perder relevância e clientes. O redesign de marca é uma estratégia importante para evitar esse destino.

A marca é um dos primeiros elementos com o qual o potencial consumidor vai entrar em contato ao interagir com sua empresa e, portanto, vai ser o elemento mais associado a ela. Neste sentido, uma marca atual e relevante torna a interação com o público mais favorável.

Neste post, separamos três sinais básicos que indicam quando o redesign é importante para aperfeiçoar a identidade de um negócio. Acompanhe a leitura e entenda!

1. Ausência de mudanças recentes

O primeiro sinal de que talvez seja preciso fazer o redesign é um período longo sem mudanças na própria marca. Afinal, os estilos e conceitos gráficos estão sempre se renovando.

Se sua empresa não faz modificações na comunicação visual há muito tempo, é possível que ela não consiga acompanhar o mercado. Como consequência, os clientes podem entender que há falta de interesse do negócio em se modernizar.

Outra coisa que pode acontecer é que, por conta de uma mudança na sociedade, os valores associados à sua empresa entrem em declínio. Isso pode trazer resultados catastróficos, gerando até mesmo uma crise de imagem. Esse é mais um motivo para manter uma equipe especializada fazendo a gestão da marca.

2. Pouco reconhecimento pelo público

Há muitos motivos para uma marca não ser reconhecida. Um dos principais é que ela não se destaca entre outras ou segue um padrão muito comum. Desse modo, pode ser confundida facilmente, mesmo quando há muita exposição.

É importante que um logo siga as regras de composição visual, a fim de que seja visualmente agradável e coeso. É importante observar que as orientações devem ser usadas para a criação de uma imagem memorável, não mais uma entre as outras.

Além do mais, para que a marca continue na mente do seu público de interesse, é importante ela estar sempre presente nas interações com ele. Isso não envolve apenas as embalagens do produto, mas também o site, uniforme dos funcionários e até mesmo os documentos expedidos. Pensar na flexibilidade de aplicação da marca facilita o aumento desse tipo de presença.

3. Incoerência com valores e propostas do negócio

Quando há uma mudança na direção da empresa, fusões ou reposicionamento no mercado, normalmente, os valores e as propostas do negócio mudam também.

Esse um bom momento para um redesign de marca, refletindo as mudanças internas na empresa. Mesmo quando não há transformações tão radicais, algumas pequenas alterações podem ser suficientes para fazer com que a marca se torne incoerente com a empresa.

É possível, ainda, que o negócio tenha passado por uma crise que danificou sua reputação perante o público. Nesse caso, o redesign de marca tem uma função dupla: desassociar a empresa das conotações negativas que podem ter ficado na cabeça dos clientes e reformular os valores do empreendimento ou reforçar os positivos.

Esses são apenas alguns dos fatores que podem fazer o redesign de marca necessário. Para notá-los antes que se tornem problemas mais significativos, uma gestão de marca aliada a estudos de mercado é essencial. Por fim, lembre-se disto: não permita que a inércia faça sua marca afundar no lodo do esquecimento.

A sua empresa já passou por um redesign de marca? Você acha que esse processo seria necessário? Deixe um comentário no post contando a sua experiência!

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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