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Categoria: Digital Marketing Digital Presença Online

Presença online: 4 maneiras de ganhar mais autoridade digital

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 6min
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Estar no "top of mind" dos consumidores já foi uma tarefa difícil para micros e pequenos empreendedores com orçamento de marketing enxuto.

Era necessário um alto investimento nos meios de comunicação tradicionais como TV, rádio, revistas, entre outros.

Com a popularização da internet e dos smartphones esse cenário mudou.

Os consumidores passaram a ser mais ativos pesquisando e querendo saber mais sobre a empresa antes de contratar ou comprar algo. Hoje eles exercem o poder de escolha e o de influenciar outras pessoas com impactos ainda maiores.

Por outro lado, as empresas (não importa o tamanho) têm a chance de conhecer melhor o seu público e de chegar até ele de forma mais fácil e barata. E é importante para elas terem uma presença online de “respeito”.

Esse novo status trouxe um novo desafio para os empreendimentos:
Como garantir presença e autoridade consistentes na web diante de um mercado altamente competitivo e consumidores cada vez mais exigentes?


Uma presença online de relevância começa com planejamento e entendimento das possibilidades adequadas ao seu negócio.

Para te ajudar a entender as alternativas, selecionamos quatro maneiras que consideramos essenciais para ganhar presença e, consequentemente, mais autoridade online.

Continue lendo abaixo!

1. Site pensado para dispositivos móveis



Foto pessoa mexendo no smartphone
Foto por rawpixel no Unsplash

De acordo com a última Pesquisa Brasileira de Mídia, que traz dados de 2016, o celular foi apontado como o dispositivo de acesso mais usado pelos brasileiros, sendo a opção de 91% dos entrevistados.

Isto significa que esse instrumento hoje tão utilizado está ganhando cada vez mais espaço, o que traz também a certeza de que não basta apenas ter um site na internet, ele tem que ser pensado para que funcione corretamente em dispositivos móveis, ou seja, ele tem que ser responsivo.

Se o site de sua empresa ainda não é responsivo, cuide disso agora mesmo! A cada dia que passa você pode perder potenciais clientes e presença online para seus concorrentes.

Até mesmo porque o Google lançou, no final de 2016, um novo sistema para posicionamento dos site nos motores de pesquisa (indexação), chamado mobile-first index, que é totalmente voltado para sites com configurações mobile.

Essa atualização do google privilegia sites pensados para dispositivos móveis e penaliza os outros. Isto quer dizer que o seu site pode não aparecer nas buscas realizadas, fazendo com que o seu negócio perca visibilidade e autoridade no mundo online.

2. Marketing de Conteúdo



Hoje, pode-se afirmar que o marketing de conteúdo é uma solução eficaz para as empresas que desejam maximizar a sua presença online.

Conhecer muito bem o seu público de interesse (mais exatamente a sua persona) é essencial para criar diversos tipos de conteúdo — texto, vídeo, imagem e fotografia, infografia, entre outros —, com temas relevantes, criativos e capazes de transformar visitantes em clientes.

3. Melhor posicionamento em motores de pesquisa (SEO)



Este é um assunto que pode exigir um pouco mais de conhecimento técnico.

É importante que você saiba que o posicionamento em motores de pesquisa é fundamental para alcançar melhores resultados. Ele depende de uma série de configurações feitas no desenvolvimento do site e/ou blog que é conhecida como SEO (Search Engine Optimization).

Na prática, o SEO permite que conteúdos, produtos, serviços e marcas sejam encontrados com maior facilidade pelos clientes em potencial quando eles realizam suas pesquisas em mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Com isso, o site ou blog da empresa recebe maior quantidade de visitas, que podem se transformar em leads e, consequentemente, em oportunidades de negócios. Assim, aliar o sistema de mecanismo de busca ao marketing de conteúdo é fundamental para alcançar melhores resultados.

4. Redes sociais



Estar presente nas redes sociais é importante para criar um relacionamento ainda mais direto com seu público. Avalie qual rede social é mais interessante para o seu negócio. Você não precisa estar em todas elas.

Atenção para não ser o chato que fala apenas dos seus produtos. Seja interessante!

Você também pode aproveitar para impulsionar os posts e/ou fazer anúncios pagos em outros pontos da web.

#Bônus: Anúncios pagos



O processo de funcionamento é simples.

Você cria uma campanha de anúncios e eles passam a aparecer em determinados espaços de uma página ou rede social visitada pelo seu potencial cliente.

Os benefícios, além de imediatos, também são duradouros, pois aumentando o interesse pela sua marca, você faz com que o seu perfil ou site seja mais relevante e, assim, tende a priorizar também o tráfego orgânico.

Mais uma vez, é importante ter um bom conhecimento do seu público. Saber exatamente em quais redes sociais ele está presente de forma predominante é a melhor forma de obter melhores resultados.

Então, viu quantas possibilidades existem para potencializar a sua presença online? Além das técnicas que citamos, você pode aderir a outras, como e-mail marketing, landing pages e remarketing. Alternativas não faltarão!

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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