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Categoria: Marketing

Por que o posicionamento de mercado será vital para o marketing dar certo?

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 4min
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Porque o posicionamento é vital Porque o posicionamento é vital Porque o posicionamento é vital

Ter posicionamento de mercado significa saber expressar os valores da sua empresa, tornando-a singular em comparação com os concorrentes. Neste sentido, estabelecê-lo é uma das ações necessárias para que sua marca ganhe reconhecimento e conquiste cada vez mais adeptos.

De acordo com Alina Weeler,

" o posicionamento se faz necessário para criar aberturas em um mercado que está sempre mudando, um mercado no qual os consumidores estão saturados com produtos e mensagens."(Wheeler, Alina. Design de Identidade da Marca, 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.)

Assim, ao se posicionar (ou reposicionar) no mercado, a sua empresa busca novas maneiras de se destacar, sendo essencial para estratégias de marketing e design mais eficazes.

Quer entender mais sobre como, por que e quais as vantagens de ter um posicionamento claro para a sua empresa?

A gente vai explicar tudo neste post. Boa leitura!

1.Como definir um bom posicionamento de mercado?

Primeiramente, é necessário que você tenha clareza quanto ao seu público de interesse e a sua proposta de valor, pois ela tem que ser relevante para seus clientes.

Definir a proposta de valor ou redefini-la é essencial, até mesmo porque daí nasce toda a estratégia da sua empresa. Tanto no design como no marketing "as pessoas estão ao centro do projeto". Para facilitar você pode baixar o canvas da proposta de valor. Essa é uma das ferramentas que usamos aqui na Atemporale Design.

Alguns importantes nomes do marketing, como Kotler, recomendam que, para um posicionamento de sucesso, é necessário fazer uma boa segmentação de mercado, para assim entender no detalhe os grupos de pessoas que compõem seu público desejado.

Isto significa que a abordagem para conhecer o seu público tem que ser mais empática e específica, indo além da idade, sexo, cidade. É indispensável conhecer os principais desejos, necessidades e preferências dele para que, assim, seja possível criar pontos de diferenciação que irão chamar a atenção do seu potencial cliente para assim posicionar melhor a sua empresa no mercado.

Para tanto, você pode se perguntar e (responder):

  • Qual a relevância do meu produto/serviço para o meu público? Quais benefícios significativos estou oferecendo?
  • O que o meu cliente ganha ao contratar meus serviços ou comprar meus produtos? Qual vantagem estou levando para ele que o meu concorrente não está?
  • Meu produto tem qualidade superior ao do concorrente? Eu ofereço um método ou ingrediente que somente a minha empresa tem?
  • O que eu resolvo para ele de modo que ele se sinta exclusivo? Quais benefícios e/ou garantias eu ofereço? Tem atuação social?
  • O meu cliente vai se sentir mais "importante" por escolher a minha empresa? Eu entrego para ele o "status" que ele deseja? Eu comunico os meus diferenciais dando o devido destaque?


Nem sempre encontrar como se diferenciar no mercado é fácil. É importante também entender a oferta de seus concorrentes para que você possa saber que está no caminho certo.

2.Por que se posicionar no mercado?

Para que fique ainda mais claro quais são os benefícios do posicionamento de mercado para o marketing dar certo, vamos listar suas três principais contribuições.
Você vai poder perceber o tamanho do impacto positivo para suas estratégias, que vão refletir diretamente nas vendas.

  • Atingir o público de interesse da forma certa
    Como dito anteriormente, um dos passos para desenvolver o posicionamento de mercado é segmentar minuciosamente o seu público. Isso porque, ao fazê-lo, toda a abordagem comercial estará alinhada aos valores da sua marca para, assim, serem “fixadas” na mente deles.

    Assim, conhecê-lo significa que será mais fácil definir os pontos de contato mais eficazes com a sua marca, além de ajudar, é claro, a criar campanhas, comunicação e relacionamentos personalizados para esse grupo de pessoas. Isso é fundamental para que qualquer estratégia de marketing e design seja bem-sucedida.

  • Otimização do orçamento
    Sem um bom posicionamento, a comunicação fica sem o devido foco. Não ter esse cuidado significa que é possível que as campanhas e estratégias fiquem mais abrangentes do que deveriam, alcançando pessoas sem potencial para compra o que aumenta o valor do custo-contato de suas campanhas, ou seja, dos recursos financeiros.

  • Redução da vulnerabilidade para crises
    Ao compartilhar os valores da sua marca você começa a estabelecer um relacionamento de maior confiança com o seu cliente, o que é fundamental para fidelizá-lo. O benefício disso? Você age previamente a crises e a "ataques" da concorrência, ativando o super poder da “invulnerabilidade” a boatos e a desentendimentos com o próprio público.

Em suma, esses são exemplos de como o posicionamento de mercado vai contribuir para sua estratégia de marketing e design.

Agora que você já entendeu a importância do posicionamento de mercado para a sua empresa, analise como está o seu posicionamento e se você precisa revê-lo para obter mais resultados.

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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