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Categoria: Marketing

Orçamento de marketing ideal: como definir e lidar com mais segurança?

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 5min
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Gerenciar o orçamento de marketing da sua empresa é essencial para evitar o desperdício de recursos e conseguir trabalhar com mais segurança. No entanto, não é raro surgirem dúvidas nesse processo. Muitos proprietários de pequenas e médias empresas têm dificuldade, por exemplo, de saber quanto destinar a essas ações.

Se esse é o seu caso, continue lendo! Neste texto, vamos mostrar como definir e lidar com o orçamento de marketing para você trazer melhores resultados para o seu negócio. Aproveite!

Avalie os objetivos a curto e longo prazos

O orçamento de marketing da sua empresa deve ser definido de acordo com os objetivos do seu negócio. Por exemplo, uma empresa que acabou de abrir tem metas distintas de quem já é mais experiente.

Enquanto iniciantes precisam separar mais recursos para divulgar a marca e atrair o público, quem tem mais tempo no mercado pode focar em estratégias de fidelização de clientes.

Além do mais, vale lembrar que o tamanho do orçamento pode variar de acordo com o faturamento da empresa, das estratégias e metas a serem alcançadas. Uma prática comum do mercado diz que se deveria gastar pelo menos 10% do faturamento em campanhas de marketing. Mas este não é um número fixo e pode e deve variar para cada empresa.

Faça uma análise das campanhas antigas

Outra maneira de ter uma estimativa dos gastos com marketing é se basear a partir de campanhas antigas. Veja quanto sua empresa gastou com cada ação e verifique quais foram as mais eficientes para realocar os valores do orçamento da melhor maneira.

Se você terceiriza o serviço de marketing — ainda que não use as mesmas agências do último ano — fazer uma comparação com os números anteriores pode ajudar sua empresa a ter uma noção de uma média de gastos para o próximo período.

Veja as práticas do mercado

Lembre, ainda, de realizar cotações com fornecedores e observar as práticas do mercado para garantir que sua empresa tenha um orçamento adequado para as estratégias de marketing necessárias para desenvolver sua empresa.

Por exemplo: hoje em dia, é indispensável que a sua empresa tenha uma presença digital. Dessa forma, divida a verba disponível para o marketing de acordo com o peso atribuído para as ações on e offline, sempre com foco nos objetivos do seu negócio.

Trace um plano de marketing completo

O orçamento pode ser feito ainda a partir do delineamento de um plano de marketing completo. Depois de traçar um planejamento para a área na sua empresa, você consegue entender melhor as ações realizadas, o quanto está sendo gasto e em que momento.

Com isso, poderá analisar o retorno que cada ação gerou e, assim, alinhar as estratégias. Nas redes sociais e no site, isso é ainda mais fácil de ser medido, já que é possível acompanhar as interações dos usuários e definir métricas para avaliar o desempenho do marketing.

Por fim, você pode ainda contar com uma agência parceira para definir e lidar com o orçamento de marketing com mais segurança. Com a terceirização de serviços de marketing e design, sua empresa tem mais controle e ajuda na hora de encontrar as melhores soluções para o capital disponível.

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incassável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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