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Categoria: Design

O que é comunicação visual e como ter mais vínculo com o cliente?

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 4min30seg
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O que é comunicação visual ? O que é comunicação visual ? O que é comunicação visual ?

Ao chegar à home page da Apple, você reconhece, imediatamente, os valores da marca representados por meio de design minimalista e sofisticado. Se for à loja ou olhar uma embalagem, os mesmos elementos estão representados ali. Sabe o que é isso? Comunicação visual!

A Apple desenvolve e refina os modos como se comunica visualmente desde sua criação. Tal estratégia possibilitou um vínculo com seus clientes que poucas empresas podem se gabar ter. Quer saber mais sobre o tema? Confira este post!

O que é comunicação visual, exatamente?

Comunicação visual é quando elementos gráficos são usados para transmitir ideias, valores, ou qualquer outro tipo de informação. Enquanto estratégia de marketing e design, isso envolve todo o universo imagético da sua empresa, ou seja, do logo ao uniforme de seus funcionários.

O design bem-feito saberá usar cores, formas e fontes de letras para criar a mensagem a ser transmitida. Assim, cada um desses elementos devem ser cuidadosamente pensados.

Nesse sentido, uma empresa especializada é a melhor opção para organizações que não têm uma equipe específica para isso.

Por que a minha empresa deve se preocupar com isso?

O ser humano absorve informações mais rapidamente pela visão do que por qualquer outro sentido. Por isso, os elementos visuais é que darão ao possível cliente a primeira impressão sobre a marca. Caso essa estética não seja cativante, é provável que não haja uma segunda interação entre empresa e consumidor.

Em outras palavras, a percepção do cliente sobre a sua empresa é moldada, na maioria das vezes, pelo sentido da visão. Se ele reconhecer na marca os mesmos valores que preza, um vínculo pode começar a se formar a partir dessa afinidade.

Qual a importância da identidade visual?

Imagine a seguinte loja: do lado de fora, a fachada é dourada, tem letras arredondadas e cores sóbrias (um conjunto representa sofisticação e seriedade).

Dentro do local, por sua vez, os funcionários usam uniformes com cores vibrantes e estampas de desenhos de animais, representando um ambiente lúdico e voltado para crianças. Você saberia dizer quais são os valores dessa loja?

Esse é um exemplo extremo, mas demonstra bem a importância de uma identidade visual forte para que a comunicação visual seja mais eficiente. Esse conceito deve ser coeso e consistente, ou seja, fazer com que os clientes vejam esses elementos e imediatamente associem-nos à marca.

Para que isso ocorra, esses elementos devem estar em todos os ambientes de interação, do site aos documentos internos.

Quais as principais vantagens de investir em comunicação visual?

Esse é um investimento a longo prazo, mas as vantagens trazidas ajudam a construir um vínculo mais forte com seus clientes — benefícios que investimentos a curto prazo não conseguem igualar. Entenda!

Fortalecimento da marca

Uma marca impactante e bem definida é mais facilmente reconhecida pelas pessoas. E quando o público de interesse vai procurar um produto específico, lembrar espontaneamente de uma empresa pode ser o que vai definir a compra.

Compartilhamento de valores

Ao comunicar os valores de sua empresa de forma clara, os clientes que os compartilham são atraídos a ela. Valores compartilhados também são motivos para a fidelização de clientes e aumento do seu vínculo com a marca.

Aumento de credibilidade

Quando o público de interesse percebe que sua empresa se apresenta de forma consistente em todas as suas peças, tende a confiar mais na organização, aumentando as chances de voltar para novos negócios.

Lembre-se: atualmente, clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados, e, para sobreviver, sua empresa deve se destacar.

Agora que você sabe o que é comunicação visual e como ela pode ajudar a atingir o tão almejado reconhecimento e destaque, chegou a hora de implementá-la na sua companhia. Preparado?

E, se ainda restam dúvidas sobre o assunto, conte para a gente! Deixe um comentário no campo abaixo e poderemos ajudar!

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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