O unboxing e a geração de valor
A cultura do YouTube revelou para o mundo algo que os designers já sabiam há muito tempo: o valor do unboxing.

Até um invólucro simples, mas que tenha um método de abertura diferente.
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Categoria: Design Marketing Marketing Digital

Marketing para pequenas empresas: vença por meio do design e da estratégia

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 6min
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Marketing para pequenas empresas: vença por meio do design e da estratégia Marketing para pequenas empresas: vença por meio do design e da estratégia Marketing para pequenas empresas: vença por meio do design e da estratégia

Se você tem uma pequena ou média empresa, já sabe que é difícil competir com empresas maiores do mesmo segmento, não é mesmo?

No entanto, esse cenário sofreu o reflexo das mudanças de hábito de compra, que estão cada vez mais digitais. Assim, independentemente do porte do empreendimento é possível alcançar potenciais clientes com mais facilidade, com planejamento de marketing e design, que tenham como foco inbound marketing e marketing digital.

O sucesso vai depender da definição de boas estratégias e de um conjunto de ações de comunicação, design e marketing bem resolvidas.

Você pode não ter se dado conta ainda, mas muitas das ações que vamos falar aqui são largamente difundidas. Isso quer dizer que seus concorrentes já estão fazendo. Por isso, veja algumas delas a seguir e comece a aplicá-las já!

Estratégias de marketing para pequenas empresas

1. Seja específico, foco!

Todo plano de marketing e design só vai ter sentido se iniciado com o entendimento de seu público de interesse. Além disso, se tiver um público muito amplo, convém ser o mais detalhista possível e focar em nichos específicos.

Com isso, será possível direcionar melhor as ações e a comunicação considerando o que o seu público espera e precisa do mercado. Você pode se perguntar qual nicho de mercado deseja atingir. Com este entendimento você vai criar peças publicitárias com mais efetividade na hora de se comunicar.

2.Tenha uma identidade visual forte

Muitos pequenos empreendedores ao iniciar uma atividade ignoram o poder do design e acabam pagando caro por isso. Ter uma Identidade Visual forte e desenvolvida por um profissional é o primeiro passo no longo caminho de diferenciação do seu negócio.

É uma estratégia de marketing e design forte para que a sua marca seja impressa visualmente na mente dos consumidores.

Sua construção começa com a escolha do nome, passa pela definição do logotipo, das formas e cores corporativas entre outros. Mais indicado para a criação da identidade visual empresarial é um designer. Esse profissional vai conseguir traduzir as características da sua empresa em formas, cores e texturas para que ela se conecte com os seus valores e é claro com os seus potenciais clientes.

3.Diferencie-se!

Fazer um estudo de mercado para entender a oferta dos seus concorrentes e, assim, melhorar o que você oferece é importante. Possivelmente você vai oferecer os mesmos produtos e serviços, mas o que te diferencia dos seus concorrentes?

Estudar o nicho de mercado e ter uma identidade visual interessante são os dois primeiros passos para se posicionar na mente dos consumidores de forma clara. Se diferenciar é sempre a melhor estratégia.

Para se diferenciar é preciso se inspirar, mas não copiar! O concorrente ofereceu um desconto na realização de um serviço? Avalie se é realmente necessário entrar nesse jogo. Muitas vezes, se o seu empreendimento tiver um posicionamento forte e claro, não será preciso entrar na guerra pelos consumidores, pois eles virão até você.

4.Surpreenda seus clientes

O design thinking e o design sistêmico são ótimas opções para empresas que querem encontrar meios de surpreender seus clientes e se distanciar da concorrência.

Existem várias maneiras de encantar. Uma delas pode ser proporcionar uma experiência inesquecível, outra opção é surpreender no desenvolvimento de um produto ou processo inovador.

O design sistêmico e o design thinking são duas metodologias que se baseiam na análise holística do problema, com o foco no sujeito (persona), procurando resolvê-lo com uma outra perspectiva para identificar oportunidades e inovação para o seu negócio.

Cada uma delas se adequa melhor dependendo da situação.

Se o seu objetivo é inovar com foco em produtos, otimização de processos em modo sustentável, o design sistêmico é o mais indicado, pois ele vai criar o sistema pensando em como inputs da produção podem se tornar outputs e vice-versa tendendo a emissão zero. Além de pensar na utilização de energia renovável, aspectos do território, economia circular e etc..

Se o foco é inovar oferecendo uma melhor experiência, serviços ou produtos que não tenham o foco ecológico, o design thinking é a melhor pedida. Em todas as suas fases (imersão, análise-síntese e prototipagem) é possível encontrar como melhorar o que existe com um novo modo de olhar.

5.Seja digital

Você estudou a sua persona, deixou clara a sua identidade e que, também, veio para se diferenciar e supreender, ainda mais com o design thinking e design sistêmico para ajudar. Então é chegado o momento de comunicar tudo isso para os seus clientes (e concorrentes) online (e offline se for o caso).

Atuar de forma online para as PME's é essencial. A melhor estratégia tem que casar com os seus objetivos e orçamento definidos no seu plano de marketing.

Neste conteúdo aqui falamos um pouco mais sobre a presença online.

Avalie se para a sua empresa funciona mais ter um canal no youtube com dicas, fazer postagens no Instagram ou ter um site com blog. Ou, talvez, se possível, fazer todas essas ações juntas. O mais importante é definir metas e objetivos alcançáveis e sempre medir o retorno sobre investimento. Entenda que você pode estruturar bem a sua atuação online para não perder as oportunidades que esse mundo oferece.

Esteja atento a essas estratégias de marketing para pequenas empresas que citamos neste artigo. Elas são o que você precisa para começar a engajar mais os consumidores com a sua marca.

Como fazer tudo isso?

Claro que realizar todas as estratégias da sua pequena empresa sozinho é praticamente impossível. Para ajudar e para que tenha melhores resultados, uma equipe especializada em design, marketing e comunicação é a melhor opção, pois eles possuem a visão especialista e know-how sobre cada uma das estratégias necessárias para fazer o seu negócio decolar.

Conte com a Atemporale Design para dar todo o suporte necessário em suas ações. Realizamos desde a consultoria à implementação do plano de marketing completo da sua empresa. Solicite uma consultoria de design gratuita agora mesmo. Veja quais são os serviços que oferecemos e comece hoje a mudar a história da sua empresa!

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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