O unboxing e a geração de valor
A cultura do YouTube revelou para o mundo algo que os designers já sabiam há muito tempo: o valor do unboxing.

Até um invólucro simples, mas que tenha um método de abertura diferente.
aaa
Logo Atemporale Design

Categoria: Gestão

Como promover a otimização de processos e evitar excesso de trabalho?

Por Alessandro Traversi - Tempo de leitura: 4min
Salvos para ler depois
Adicionar aos meus preferidos!
Como promover a otimização de processos Como promover a otimização de processos Como promover a otimização de processos

A otimização de processos é fundamental para as empresas que desejam crescer e se destacar no mercado. Essa estratégia pode fazer com que as organizações não só reduzam custos, mas se tornem mais eficientes, produtivas e, de certo modo, mais integradas internamente.

Neste post selecionamos alguns passos que poderão ajudar você a alcançar esse objetivo, mas antes vamos entender um pouco mais a respeito dessa técnica que tanto ouvimos falar. Confira!

O que podemos entender por otimização de processos?

De modo objetivo, podemos entender por otimização de processos a estratégia que visa garantir a uma organização a máxima eficiência e produtividade a partir da adoção de técnicas ou tecnologias que auxiliem nesse processo.

Em outras palavras significa identificar pontos na rotina dos processos da empresa, seja na produção de produtos seja na elaboração de serviços, que precisam e podem ser melhorados com a intuito de implementar ações visando o alcançar excelentes resultados com o menor tempo possível.

Para otimizar os processos podemos também utilizar a metodologia sistêmica. Esta visa em uma análise do todo, levantamento do cenário atual para identificação de pontos de oportunidade, encontro de soluções com o desenho do cenário para mudança e/ou cenário futuro.

Como promover a otimização de processos?

1.Conheça o cenário atual da empresa

Para começar, é necessário entender o cenário atual na empresa. Só assim será possível identificar: como, o que e quais processos devem ser melhorados.

Por exemplo, se a sua empresa atua no setor alimenticio e você percebe que talvez precisa otimizar, além do dos recursos, você pode começar a análise do tempo que leva para produzir determinado alimento. Neste período quais os pontos que "roubaram" tempo? Será que o maquinário é adequado? Os funcionários tem facilidade no manuseio e etc..?

Já no caso de uma empresa que atua no mercado eletrônico, por exemplo, o empreendedor pode se perguntar: será que o atendimento ao cliente está sendo feito com agilidade e qualidade suficientes para que ele não seja fisgado pela concorrência? Ter respostas para essa e outras perguntas é fundamental para fazer um diagnóstico preciso e mais assertivo.

2.Identifique pontos de oportunidade (Mapeie os processos que precisam de soluções)

Mapear os processos que precisam de soluções é essencial para traçar um plano de otimização que faça com que eles atinjam o máximo de eficiência e produtividade.

Nessa etapa, é importante considerar os fluxos de trabalho, ou seja, a relação entre departamento e setores, com o objetivo de entender a relevância de cada um para a eficácia do processo.

Por exemplo: quanto tempo leva para o setor de estoque separar o produto que foi vendido pelo departamento de vendas? Quanto tempo leva para o setor de expedição enviar o produto pela transportadora? Entender o fluxo de trabalho é crucial para desenhar uma solução eficaz.

3.Trace um planejamento e prepare a equipe

Ciente dos processos que estão enfrentando problemas, você pode traçar um planejamento buscando estabelecer soluções para que eles se tornem otimizados. Uma forma de fazer isso é adotando tecnologias de gestão, que garantam eficiência e produtividade ao fluxo de trabalho ou operacional.

Além disso, é muito importante estabelecer formas de monitoramento para averiguar se as soluções realmente geraram melhores resultados, seja no que diga respeito à redução de custos, seja em relação ao melhoramento do fluxo de trabalho.

Fora essa questão, deve-se dar relevante atenção aos funcionários, treinando-os para que saibam operar de acordo com o novo processo otimizado.

A otimização de processos, como dissemos, é fundamental para a empresa que deseja se sobressair em relação às demais, uma vez que permite a ela focar na atividade-fim, não se preocupando com as funções operacionais. A partir dessa técnica, é possível centrar sua atenção em decisões estratégicas, que levem a empresa a obter sucesso de forma rápida.

Conseguiu entender como promover a otimização de processos e evitar excesso de trabalho? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário neste post!

Adicionar esse post aos meus favoridos!
Alessandro Traversi

Alessandro Traversi (Webdesigner):

Designer gráfico e mestre em design sistêmico pelo Politecnico di Torino. Especialista em projetar interfaces web, experiência do usuário com particular atenção a ergonomia, além de estudar programação frontend continuamente. Na Itália desenvolveu trabalhos para o centro de pesquisa da Fiat (com foco na ergonomia de interfaces) e para diversas agências de comunicação. Alessandro é apaixonado por tecnologia, animes, artes marciais e pelo Brasil.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários.