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Categoria: Marketing

Como fazer um plano de marketing que se encaixa na minha realidade?

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 8 min
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Como fazer um plano de marketing que se encaixa na minha realidade? Como fazer um plano de marketing que se encaixa na minha realidade? Como fazer um plano de marketing que se encaixa na minha realidade?

Tão essencial quanto o controle financeiro de uma empresa é o plano de marketing. No Brasil, ainda são muitos os micros e pequenos empreendedores que não programam o investimento em marketing e design.

A maioria acaba fazendo investimentos pontuais sem planejar e aí a empresa corre o grande risco de ser esquecida. Marketing e design são áreas essenciais de um empreendimento para que ele não entre em crise e fature sempre mais.

Pode parecer difícil sentar e pensar sobre o tema. Para ajudar, preparamos este post. Acompanhe esta leitura e saiba o que um bom plano de marketing é feito!

O que é um plano de marketing?

O Plano de Marketing nada mais é que um documento que serve para organizar as estratégias de marketing de uma empresa, de modo que os objetivos fiquem mais claros e alcançáveis.

Nele são descritas quais as ações serão realizadas, bem como os objetivos, as metas, as métricas, o orçamento necessário e etc.. É importante que ele tenha um prazo de validade.

Esse documento não deve ser estático, e sim moldar-se à realidade da empresa. O planejamento e acompanhamento ajudarão não somente nas etapas de elaboração e execução, mas também na averiguação das métricas e resultados obtidos, que são informações extremamente importantes para que você avalie o retorno sobre o investimento no marketing.

Como fazer um plano de marketing?

Para estabelecer o seu plano de marketing é preciso dar atenção especial para alguns pontos. Tais como:

1.Público de interesse

Para entender melhor quem é o seu público de interesse, você deverá criar a sua persona, que corresponderá ao perfil mais detalhado do seu público. É importante criá-la como mostramos neste conteúdo aqui.

Com todas as respostas, a persona será a representação do seu cliente ideal. Para conseguir os dados necessários para construí-la, conte com a experiência gerada a partir do convívio com os clientes e, além disso, com questionários em redes sociais, perguntas estratégicas antes do download de e-books e de outros materiais gratuitos.

2.Estudo de mercado

Nesta etapa, você já sabe quem é o seu cliente ideal, mas ainda não conhece bem seus concorrentes. Por isso, realize um estudo de mercado para entender como ele está funcionando naquele momento e também para aprender novas práticas e dicas que podem adaptadas para o seu próprio negócio.

Fizemos um artigo especial sobre como elaborar um estudo de mercado. Se quiser saber mais sobre o tema acesse.

3.Orçamento

Aqui, a dica mais importante é que você defina o orçamento baseando-se em dados. Com a pesquisa de mercado, por exemplo, você saberá a média gasta por empresas do mesmo porte que a sua em estratégias de marketing, e isso será um bom indicador para tomar uma decisão.

Além disso, leve em consideração as pesquisas feitas sobre o seu público de interesse, pois assim você saberá em quais redes alocará seus recursos.

4.Metas

Com os passos anteriores concluídos, é hora de definir as metas da campanha. Procure criar tanto metas gerais para empresa quanto específicas para as estratégias de marketing, assim você conseguirá resultados mais deetalhados.

5.Canais de comunicação

Após isso, é necessário definir quais redes e canais de comunicação serão os alvos da sua estratégia de marketing. Para escolhê-los, é importante pensar em quais desses locais a sua persona está.

6.Design

É importante que a equipe de design participe do plano de marketing, já que ela é responsável por criar toda a parte de experiência e gráfica das campanhas (imagens, textos e e-books) que serão utilizados. Então, o alinhamento e companheirismo das duas equipes é fundamental!

8.Análise de resultados

Por último, vem a etapa de análise desses resultados: quais canais deram mais resultado? Quantos leads foram convertidos? Quanto foi investido?

Essas e outras respostas precisarão ser analisadas, e, caso o resultado seja negativo em algum ponto, mudanças devem ser feitas para o próximo mês ou semana.

Ao conhecer o que é um plano de marketing e a sua importância para o gerenciamento e organização das estratégias, você conseguirá realizar campanhas com muito mais profissionalismo e clareza, permitindo que toda a equipe consiga acompanhar e analisar os resultados com maior exatidão e rapidez.

Que tal realizar o seu plano de marketing e perceber os benefícios que ele pode trazer? Fale com a nossa consultoria e solicite uma análise gratuita!

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incassável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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