O unboxing e a geração de valor
A cultura do YouTube revelou para o mundo algo que os designers já sabiam há muito tempo: o valor do unboxing.

Até um invólucro simples, mas que tenha um método de abertura diferente.
aaa

Categoria: Branding Design

Branding: o investimento na gestão de marcas se paga no longo prazo?

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 5min
Salvos para ler depois
Adicionar aos meus preferidos!
Branding: o investimento a longo prazo? Branding: o investimento a longo prazo? Branding: o investimento a longo prazo?

Essa é uma dúvida comum entre empresas de todos os segmentos e portes.
Mas já adiantamos que esse investimento vale a pena, sim!

O mais importante é contar com especialistas capacitados para realizar uma efetiva gestão de marca na sua empresa.

A gestão de marcas envolve o trabalho de branding, que como já enunciamos, tem seu retorno colhido em um intervalo maior de tempo. O envolvimento de toda a corporação é essencial, pois a gestão da marca parte também da cultura interna da empresa.

Quer entender melhor as vantagens do investimento em gestão de marcas? Então, este artigo é para você!



O que é a gestão de marcas?

Esse é um conjunto de ações que envolvem o posicionamento de mercado e branding. A gestão de marcas é uma forma de criar um conceito para o seu negócio, a fim de diferenciá-lo e torná-lo autoridade no mercado em que está inserido.

Para estabelecer o posicionamento, é preciso uma minuciosa segmentação do mercado e do público e desenvolver diferenciais para o seu produto.

Já o desenvolvimento de branding requer todo um trabalho que vai desde a escolha das cores do logotipo, até a linguagem a ser usada em suas publicações. Ele precisa estar presente em cada uma das suas ações comerciais, de atração e de relacionamento com o seu público.

É preciso levantar estabelecer um padrão para toda e qualquer representação da sua empresa. Seja pelo site, redes sociais ou campanhas offline. Podemos citar exemplos de empresas que possuem um branding bem desenvolvido e que são reconhecidas nacional ou internacionalmente por isso, como a Nike, Coca-Cola, Red Bull, McDonald's, Omo, Havaianas, entre outras.

Por que fazer a gestão de marca?

Apesar de ser um processo para retorno em longo prazo, as ações para a gestão de marca proporcionam valores sólidos para o seu negócio.

Um branding bem realizado é capaz de transformar sua marca em um verdadeiro produto, é o que ocorre com nomes famosos como Cotonete, Gilette e Bombril, por exemplo. As pessoas entram nos mercados em busca esses produtos, ao invés de hastes flexíveis, lâminas para barbear e palhas de aço.

Outro motivo para ter um bom branding e posicionamento de marca é garantir o envolvimento e atração dos consumidores. Isso gera fidelização, recomendações e mais vendas!

Quais são as vantagens do branding?

As vantagens dos investimentos em branding e gestão de marcas são inúmeras, como:

  • autoridade para a marca;
  • destaque sobre a concorrência;
  • atração de clientes;
  • menor vulnerabilidade a crises de imagem.

Da mesma forma que é possível listar suas vantagens, há consequências ruins para as marcas que não praticam ações voltadas para o branding, como, por exemplo, a perda de espaço e de reconhecimento da marca no mercado e o reflexo negativo nas vendas. Tudo isso desacelera o crescimento da empresa e pode significar uma vida curta para o negócio.

A execução da gestão de marcas proporciona bons resultados em longo prazo e permitirão crescimento sustentável para o seu negócio. Então, mesmo que você tenha uma pequena empresa, comece já a providenciar o desenvolvimento do branding.

Gostaria de compartilhar a sua experiência com o branding na sua empresa ou tirar alguma dúvida? Comente neste artigo e vamos continuar interagindo!

Adicionar esse post aos meus favoridos!
Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários.