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Até um invólucro simples, mas que tenha um método de abertura diferente.
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Categoria: Design Marketing PDV

5 dicas de como divulgar e destacar um produto no PDV

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 7min
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Imagine que sua empresa está colocando um novo produto no mercado. A pesquisa de mercado, feita anteriormente, diz se tratar da nova trend do verão. Mas, ao chegar aos pontos de venda, ele não tem uma saída tão boa quanto a esperada. O problema pode estar no modo de promovê-lo.

Trabalhar estratégias no ponto de venda (PDV) é super importante para facilitar o processo de compra do seu cliente. A divulgação no PDV é uma prática focada no consumidor, esse conceito é o resultado da integração dos setores de venda, marketing e design.

Neste artigo, veremos 5 dicas para que você saiba como divulgar um produto!

1. Embalagem marcante

A embalagem é um dos fatores decisivos de venda, principalmente no varejo. Quando há uma grande variedade de produtos semelhantes nas gôndolas, não chamar a atenção é um erro fatal. Logo, trabalhar de forma marcante esse item é o primeiro passo para evitar esse erro.

Projeto de embalagem desenvolvida por: Alessandro Traversi, Andrea Caboni e Valentino Garolla sob orientação de Andreas Sicklinger para EstaThe uma marca da Ferrero. Render e 3D by Andrea Caboni.


Assim, a identidade visual e o branding são cruciais para qualquer estratégia de marketing, incluindo a no PDV. Uma embalagem que seja atraente e demonstre os valores da sua marca é um passo importante para ela ser bem aceita.

2. Escolha a ambientação adequada

Dependendo do produto muitas vezes não vai ter grande saída em lojas de rua.
O que pode acontecer é que, geralmente, o público de interesse não está procurando pelo item naqueles locais, mas sim em shoppings e restaurantes.

Nesse sentido, tenha em mente que fica mais fácil fazer uma ambientação certa quando o produto já se encontra em um local propício.

Dito isso, a colocação no PDV é outro fator a ser levado em conta. Um produto voltado a crianças deve estar posicionado em uma altura visível e alcançável para esse público.

O mesmo deve ser pensado em um item destinado a idosos, que não pode estar em prateleiras altas, pois muitos não conseguirão alcançá-lo. Dependendo do caso, vale a pena colocar as mercadorias próximas do caixa, ou na fila, propiciando uma compra por impulso.

3. Utilize materiais de merchandising

Muitas vezes, apenas embalagem e ambientação adequadas não são o suficiente para destacar um produto em meio aos demais. É necessário algo que prenda a atenção do consumidor quando ele passar os olhos pela prateleira.

Stoppers e Wobblers dispostos em gôndolas têm exatamente essa função e a utilidade de materiais assim não deve ser subestimada. Outra forma eficiente de destacar um item é deixa-lo em uma ilha ou ponto extra. Ficando isolado dos semelhantes e podendo ser acessado por todos os lados, o produto ganha mais exposição.

4. Crie ações diferenciadas

Há muito o que se ganhar na utilização de materiais de merchandising tradicionais, como os que citamos no item anterior, pois oferecem resultados muito positivos. Mas pense sempre em atrelar inovação às estratégias já validadas.

Por exemplo, o chão dos corredores e mesmo as escadas rolantes servem como plataformas para uma campanha de marketing criativa. E uma pequena tela pode mostrar o tutorial de uso da sua mercadoria ou os benefícios dela, atraindo a atenção dos visitantes em meio às prateleiras.

5. Entenda como divulgar um produto durante o ano

Por fim, lembre-se de que o varejo tem um calendário comercial de datas em que há mais ou menos demandas de certos itens.

Por exemplo, o verão oferece uma maior saída de gelados comestíveis, entretanto, o ideal é se programar e lançar o produto no inverno para garantir que no verão mais pessoas o experimentem. Promoções e sorteios que acompanham esse calendário têm mais visibilidade e podem ser organizadas com mais facilidade.

Agora que você conferiu essas dicas de como divulgar um produto no PDV, é importante lembrar de manter essa relação. Isso vai permitir que sua empresa acompanhe a implementação de diversas estratégias. Essa é outra das atribuições do trade marketing. E, nesse sentido, uma equipe especializada pode compreender como seu produto se comporta no momento de venda e encontrar formas de melhor aproveitar oportunidades.

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Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

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