O unboxing e a geração de valor
A cultura do YouTube revelou para o mundo algo que os designers já sabiam há muito tempo: o valor do unboxing.

Até um invólucro simples, mas que tenha um método de abertura diferente.
aaa
Logo Atemporale Design

Categoria: Branding

3 elementos que devem ser prioridade na gestão da sua marca

Por Carollina Li - Tempo de leitura: 5min
Salvos para ler depois
Adicionar aos meus preferidos!
3 elementos que devem ser prioridade na gestão da sua marca 3 elementos que devem ser prioridade na gestão da sua marca 3 elementos que devem ser prioridade na gestão da sua marca

Uma boa empresa é lembrada pelos consumidores com positividade. Mas se, por algum momento, a imagem construída for manchada, muito dificilmente o dano será revertido. Por isso, uma gestão de marca profissional é importantíssima para as estratégias do seu negócio.

O processo de branding é aquele que formata e organiza a forma como um empreendimento é visto. A partir dele, são estabelecidos os elementos que comporão a estratégia de criação da imagem e a sustentarão.

Para ajudar você nesse trabalho, vamos mostrar três elementos que toda empresa precisa priorizar no gerenciamento de marca. Anote as dicas!

1. Tom de voz e humanização

Parte do que torna o branding tão efetivo é o fato de ele unificar a voz da marca em um tom consistente.

Então, assim como uma pessoa real, a marca passa a exibir uma maneira própria de se comunicar. Mostra os valores que regem suas decisões e demonstra quais objetivos deseja alcançar, além de vender o produto. Essa voz não está presente apenas na forma de campanhas: também integra toda identidade visual da empresa.

Quando a voz é usada para contar uma história — o famoso recurso de storytelling —, o resultado é ainda mais potente. Um case de sucesso que podemos citar é a campanha de Dia dos Namorados da Boticário de 2015.

A empresa passou por um rebranding, e parte dos seus novos valores foram direcionados a um engajamento social mais forte. A campanha da qual falamos aqui reforça a sua posição ao mostrar três homens e três mulheres se preparando para a data, ao som da música “Toda a Forma de Amor”, do Lulu Santos. Ao final, a peça mostra o encontro de três casais, dois LGBT´s e um heterossexual.

2. Valor agregado ao produto

A gestão de marca agrega valor ao produto em diversos níveis, começando com o próprio design da mercadoria. Ao trabalhar com a estética, as qualidades da marca são colocadas em evidência, estimulando uma melhor percepção de valor ao consumidor.

No relacionamento com o cliente, ao criar um vínculo com o seu público de interesse, torna-se mais fácil a conversão. Além disso, ao ficar satisfeito, o consumidor pode se tornar um promotor da marca, pois passa a acreditar nos valores que estão associados a ela.

Assim, a partir da sua posição de mercado, a empresa começa a aumentar o seu brand equity, o valor intangível que está associado à marca que promove. Esse valor extra se traduz não apenas em quanto a mais o cliente está disposto a pagar pela marca, mas também na confiança que ela inspira e na lucratividade gerada.

3. Gestão de marca a longo prazo

Pelo que já falamos até aqui, já deu para você perceber que a gestão de marcas não é um investimento de curto prazo nem traz efeitos imediatos. É necessária manutenção para que o branding seja efetivo.

Entretanto, esse investimento pontual retorna na forma de vários benefícios, entre eles o aumento do valor de marca. Além disso, há ganhos significativos em atração e fidelização de clientes e reforço da autoridade e diminuição da vulnerabilidade a crises de imagem.;

A administração desses três fatores dentro da sua empresa se traduz em melhoria do valor da marca e torna o negócio mais qualificado perante o público. Mas, para que sua empresa alcance esse objetivo, uma gestão de marca cuidadosa é importante.

Grande parte dos empreendimentos não contam com uma equipe interna qualificada somente para esse processo. Nesses casos, contratar uma empresa especializada é a opção mais indicada.

Se você gostou do que viu por aqui e já está interessado em implementar um gerenciamento mais eficiente para a marca do seu negócio, entre em contato com a Atemporale!

Adicionar esse post aos meus favoridos!
Carollina Li

Carollina Li (Diretora de projetos):

Formada em design pela UEMG, mestra em design sistêmico pelo Politecnico di Torino e estudante incansável de marketing. Atua no desenvolvimento de estratégias de diferenciação para pequenas empresas. Apaixonada por pensar o design e o marketing de forma sistêmica. Pesquisadora de nascença. Sonhadora de carteirinha. Van Gogh, Salvador Dalí e Naruto são grandes inspirações. :) Carollina ama intensamente a natureza, escrever, viajar e encontrar sentido em tudo o que faz.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários.